segunda-feira, 30 de março de 2015

O incrível mundo do ASMR

Descobri recentemente um negócio chamado ASMR (Autonomous sensory meridian response). Na verdade, acabei descobrindo depois que um vídeo viralizou e virou manchete de vários sites de notícia. Esse vídeo aqui, que prometia dar "orgasmos mentais". Antes de entender o que isso queria dizer, claro que fui assistir por curiosidade. Orgasmos mentais? HÃ?! Logo nos primeiros minutos, senti uma sensação muito boa de relaxamento e de formigamento pelo corpo. Aí entendi tudo. Não sei se vocês se já sentiram isso alguma vez, mas acontece direto comigo: sabe quando você está de boa, e de repente uma pessoa qualquer toca no seu braço, e você é invadido por uma sensação de bem-estar muito grande e súbita?! Aí parece que seu corpo ficou leve e está flutuando... Bom, é basicamente isso o que o ASMR pretende causar nas pessoas.

Depois desse primeiro vídeo, fiquei muito curiosa por essa possibilidade de conseguir essa sensação, não apenas por acaso, mas propositalmente. Cada dia que passa, encontro cada vez mais canais dedicados a esta prática, que é basicamente de pessoas sussurrando, numa voz muito suave, sobre qualquer assunto, ou então vídeos com sons relaxantes, como o de um lápis riscando o papel, de cabelo sendo escovado, ou de unhas batendo gentilmente em objetos. Alguns são apenas falados, outros são amontoados de sons, outros são uma junção dos dois. Tem vídeo para todos os gostos, basta você descobrir o tipo que mais lhe agrada e lhe dá essa sensação de relaxamento.

E por que o ASMR mudou minha vida?

Sou uma pessoa muito ansiosa e com casos comuns de insônia, então antes de dormir escolho algum vídeo pra me ajudar a relaxar e a dormir mais rápido. O mais impressionante é que muita gente busca o ASMR com esse propósito de conseguir dormir. Mas às vezes, estou um pouco estressada ou irritada e coloco pra ficar ouvindo enquanto trabalho (inclusive estou ouvindo um agora hahaha). Enfim, é um negócio que mexe com nossas percepções, causando essa sensação de bem-estar realmente viciante. O ASMR é viciante, mas a parte boa é que ele não vem com efeitos colaterais negativos rsss.

Confira alguns dos meus vídeos de ASMR favoritos:

1. Hair Brushing by Psychetruth

Os vídeos de "Hair Brushing" ou "Escovando o cabelo" são definitivamente os meus favoritos. Adoro quando mexem no meu cabelo, e apesar de ser apenas um vídeo, te dá a ilusão de que estão escovando o seu cabelo. #ADOGO
Ps. o canal Psychetruth tem os melhores aúdios, porque são bem limpos, sem interferência externa ou ruídos.




2. Ear Cleaning & Role Play by Psychetruth

Tanto os vídeos de "limpeza auricular" quanto os vídeos que tem role play (ou seja, a pessoa encarna algum personagem e segue com ele) são interessantes, e esta união dos dois rendeu um vídeo bem legal. Ás vezes, chego a relaxar o suficiente para deixar de prestar atenção no que está sendo dito e focar apenas na suavidade da voz. É ainda mais fácil porque os vídeos são em inglês.




3. Tapping sounds by Deep Ocean of sounds

Esse é um dos canais que publicam apenas sons. A variedade de sons é simplesmente enorme, é só escolher e ficar ouvindo!




4. Drawing Sounds by TheJadeTapper

Esse foi um dos meus mais recentes achados. São sons de papel e do giz sobre o papel, muito relaxante.





5. Softly Spoken by Albinwhisperland

Não consigo incorporar os vídeos dela aqui, mas aqui vai o link pra esse vídeo em que ela faz uma aquarela enquanto conversa com a gente numa voz bem suave: Assista aqui.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá :D
    Nunca teria ouvido falar sobre ASMR se não fosse lendo seu blog hehe então, agradeço imensamente :D
    Eu até baixei o áudio dos vídeos de ASMR que eu mais gosto
    Continue com o ótimo trabalho, Mary :D

    ResponderExcluir