domingo, 4 de outubro de 2015

Aquarela para iniciantes



Decidi fazer esse post porque queria deixar registrado aqui neste blog todo meu esforço em trazer pra vocês conteúdo relacionado a aquarela. Como todos sabem, essa é minha maior paixão artística do momento (e provavelmente da vida) então não dá pra viver sem aquarela! Como muita gente também tem interesse, vou disponibilizar aqui tudo que já produzi sobre o tema.

[MATERIAIS]




Pra começar, neste vídeo eu explico sobre os materiais que você vai precisar pra começar a aquarelar. Dou também algumas dicas de marcas, principalmente pra quem ainda é inciante.






E se você ainda tiver dúvida sobre pincéis, fiz um vídeo meeeega explicadinho falando sobre eles:




E vou disponibilizar aqui a lista de materiais que eu uso para os alunos que fazem meu Workshop de Aquarela, ou fazem uma aula particular (clique aqui para acompanhar e saber quando serão os próximos workshops!).

Clique para fazer o download!

[ONDE COMPRAR]

- A Casa do Artista
Tem algumas unidades físicas em SP. Você encontra material artístico nacional e importado em bastante variedade, menos as marcas mais baratinhas =(((

- Papelaria Universitária
Tem as marcas mais baratas de pincéis plus muito material artístico, principalmente papéis!

- Fruto de Arte
Fica no Anhangabaú, na Rua Marquês de Itu, inclusive nessa rua tem outras lojas de materiais artísticos e é ótimo pra comprar tela barata!

- O projetista
Tem mais material técnico e é ótimo pra comprar mesas de desenho, mesas de luz e equipamentos de desenho, mas tem alguns poucos materiais artísticos


Obs. Já comprei em todas essas lojas físicas e recomendo. Todas tem compra pelo site mas é bom avaliar se o frete compensa pra outros lugares do Brasil.


[TUTORIAIS]



O vídeo de como usar aquarela foi um dos vídeos mais vistos no meu canal e tem até tradução pro inglês! Eu tentei explicar nesse vídeo as técnicas básicas pra quem quer começar a pintar, mas não sabe por onde começar.




E eis que atendi ao pedido de muita gente que me pediu pra fazer um tutorial de como desenhar galáxias usando aquarela. Vem conferir:





[RESENHAS]




E pra terminar, aqui vão algumas resenhas e dicas de materiais que você pode usar pra aquarela, como caderninhos, sketchbooks e aquarelas nacionais, artesanais e acessíveis! Acho importante o apoio a marcas nacionais, para fomentar a produção e aumentar a acessibilidade dos materiais, sem contar que isso também dá uma esquentada no mercado, aumenta a concorrência, e consequentemente, mais opções pra nós artistas! Legal, né? Então se tiver a chance, apoie você também.

A Miolito é um dos nossos parceiros aqui do blog, e eles tem um trabalho incrível produzindo cadernos artesanais, todos lindamente feitos a mão. Eu recomendo pela qualidade e pela variedade de tipos de cadernos, cores e tamanhos. E é claro, podemos encontrar os tão procurados sketchbooks com papel especial pra aquarela!





A Papel Pitanga, criado pela Isabella Pessoa, também produz cadernos artesanais, 100% customizáveis. Dá pra escolher a estampa da capa e da contra-capa, cor do marcador e do elástico. É cada opção mais linda que a outra! Também tem opção de papel especial pra aquarela.





A Pestilento cria aquarelas artesanais com uma variedade incrível de cores diferentes, inclusive algumas que dificilmente encontramos no mercado! A pigmentação é boa, e tem um custo benefício interessante pra quem busca uma alternativa às marcas importadas (e caras, convenhamos, né?).





E depois de tudo isso, não tem desculpa pra não começar a aquarelar, né?!

Lembrando que também estou disponível para aulas particulares. Se tiver interesse ou quiser saber mais, envie um e-mail para marycagnin@gmail.com.

E agora conta aí como tem sido sua experiência com essa coisa linda que é aquarela 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Muito legal esse post! Gostei bastante! Aquarela tbm é minha técnica preferida. Parabéns pela sua iniciativa em compartilhar conhecimento e dicas. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação!! Muito útil para quem quer se aventurar na arte da aquarela :D
    Conheci seu trabalho a pouco tempo e estou adorando acompanhar! ;)

    ResponderExcluir