terça-feira, 20 de outubro de 2015

Onde comprar sketchbooks [artesanais, para aquarela, entre outros]



Quem me acompanha já sabe que nos últimos tempos tenho investido bastante em material nacional e artesanal, como uma forma de promover o que é produzido aqui no Brasil, ou ainda melhor, ajudar os pequenos mercados e a produção artesanal. Temos tão poucas opções ~viáveis~ nas lojas convencionais, tanto porque as opções são poucas, e quando elas existem, são caríssimas (na maioria importados). E uma coisa que ando vendo muito por aí é a produção de caderninhos artesanais.

Sabe aqueles caderninhos com folhas especiais pra aquarela que NUNCA encontramos por aí? Com a produção artesanal é possível, e em alguns casos a produção é feita totalmente por encomenda e você pode escolher tanto o tipo de papel a ser utilizado, como estampas e outros detalhes. E convenhamos, não tem nada mais legal que carregar seu caderninho por aí e enchê-lo de ideias e aquarela. Tava faltando isso, e nós, artistas, agradecemos.

Pensando nisso, decidi montar esse post mostrando pra vocês algumas marcas de caderninhos pra aquarela que eu conheço. Irei listar também outras opções de marcas que já usei e recomendo. Se conhecerem outras, deixem nos comentários! =D


  • Miolito




A Miolito foi a primeira marca de cadernos artesanais que testei. Antes deles eu tinha testado montar meu próprio caderno, usando folhas diversas (de canson a folhas coloridas) mas confesso que não tenho jeito pra coisa e o caderno ficou totalmente bambo e mal acabado, hahaha. A Cajila e o Felipe, donos da Miolito, são dois fofos que fazem um trabalho incrível de encadernação. Dá pra sentir o carinho e o esmero do que eles fazem até mesmo na embalagem (quando meu pacote chegou, fiquei até com dó de abrir!) e a qualidade também é excelente. Super recomendo. Além de caderninhos pra aquarela, eles produzem outros diversos tipos, como journals, pranchetas e capas personalizadas pros cadernos. A Miolito também é parceira do blog e vocês podem conferir por aqui em primeira mão todas as novidades e resenhas dos produtos deles!

Vejam a primeira resenha que fiz dos caderninhos que recebi deles:




Ps. acabei de receber mais um pacote deles, então terá mais resenha em breve! x)

Loja: http://www.miolito.com.br/


  • Papel Pitanga




Os cadernos da Papel Pitanga são produzidos pela Isabella Pessoa e são totalmente customizáveis. Você pode escolher tipo de papel, estampa da capa e da contra-capa, cor do elástico, da linha e do marcador. Tudo feito com muito capricho e bem-finalizados. Infelizmente, a ultima notícia que li foi que ela havia parado a produção pra se dedicar a sua arte, mas espero que ela consiga voltar a produzir caderninhos um dia! =)

Vejam a primeira resenha que fiz dos caderninhos que recebi dela:



Loja: http://www.isabellapessoa.com/loja/


  • Moleco




A Moleco é uma empresa que fabrica caderninhos com papel ecológico, o que achei uma ótima iniciativa! Tem caderninhos de todos os tamanhos e diversos tipos de estampas. Não existe um caderno especial para aquarela, mas todos eles tem Papel 100% reciclado acid free na cor marfim com 80 g/m², segundo a descrição do site. Eu já estou testando eles e são ótimos como cadernos de rascunho.

Loja: http://moleco.com.br/


  • Canson Artbook One






Todo mundo já conhece os blocos de papéis da Canson, mas a verdade é que a marca tem mais opção de material escolar que material profissional. Um dos sketchbooks que encontrei da Canson que funcionaram pra mim foram esses da linha "Artbook One" que tem capa dura e miolo de 100g/m² que não é ideal para aquarela ou para técnicas muito úmidas, mas na falta de opção, ia ele mesmo hahaha. Tem em vários tamanhos (A4, A5 e A6) e eu tenho de todos esses tamanhos. O plus é o preço bem acessível (entre R$15 e R$25).

Onde comprar: Você encontra em grandes papelarias.


  • Moleskine





Quem já se adentrou no mundo dos caderninhos já deve ter ouvido falar da Moleskine. Eles são os caderninhos "top na balada" que até mesmo os grandes artistas já usaram. Eles tem um papel incrivelmente macio e de alta qualidade, ótimo para desenhos com grafite. O único defeito deles: são caríssimos! Sabe quando você compra aquele negócio caro e lindo e fica morrendo de medo de usar? E não tem nada pior que ficar com receio de usar um caderno, chega a ser pior que uma folha em branco na sua frente, bem frustrante. Foi nessa época também que decidi testar aquarela nele e achei que as folhas não aguentaram bem. Ou seja: se for pra fora, traga Moleskines por um preço menor, caso contrário, será que vale o investimento?!

Onde comprar: Você encontra em grandes papelarias, ebay, etc.





*momento caderninho-ostentação! xD*

Não é por nada não, mas já sofri muito tentando encontrar o caderno ideal, e já tive vários de outras marcas, como os da Cícero (que parecem muito o Moleskine, mas não são rss) que só tem capas boring e uma única opção de papel de miolo. Já tentei até mesmo costurar meu próprio caderno (que foi totalmente #fail como já havia dito) por isso essas marcas nacionais e artesanais abriram novos horizontes e possibilidades. Claro que tudo depende da sua necessidade. Talvez os cadernos vendidos nas grandes papelarias sejam o bastante, além de mais acessíveis. Mas talvez você queira algo a mais, e convenhamos, a internet tá aí pra facilitar a nossa vida x)

E hoje, colecionar caderninhos, testá-los e enchê-los de desenhos é minha nova paixão 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Oi! Bem bacana seu review, só fiquei com uma dúvida ali na parte que você falou do moleskine. Você usou o moleskine normal pra aquarela ou que tem papel específico? Fiquei em dúvida pq tenho os dois tipos em casa um normal sem pauto e outro de aquarela mesmo (lacrados, pq o ~medo~ de usar rola mesmo) e fiquei meio assim "pô será que o de aquarela não pega direito?!?!". Tinha comprado esse de aquarela numa viagem e seria mó decepção hein haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, o moleskine que usei foi o normal, nunca usei o de aquarela... se usar e for legal, me avisa! ;)

      Excluir
  2. O moleskine aquarela é maravilhoso! ��

    ResponderExcluir
  3. Mary sou meio leiga em relação a gramatura das folhas kkkk
    Gostaria de saber se a gramatura 100 da canson p exemplo não seria melhor que o da primeira opção já que é 80g. Ou se por ser papel reciclado altera na qualidade mesmo a gramatura sendo menor. Bjs ^^

    ResponderExcluir
  4. tem os da Schizzibooks, com capas bem legais e acabamento sensacional! todos feitos a mão também. www.schizzibooks.com.br

    ResponderExcluir