domingo, 7 de fevereiro de 2016

Dica: Livros para estudar Quadrinhos



Se você é aspirante de quadrinhos, quer começar a desenhar sua história, escrever um TCC ou texto acadêmico, ou apenas quer aprender mais sobre o gênero, não pode deixar de ler os livros abaixo, que considero leitura obrigatória.


  • Scott McCloud





Os livros do Scott McCloud são sempre referência no tema. Além de aspectos formais, ele aborda histórico, criação de personagem, criação de universos, entre outras coisas de extrema importância na criação de uma HQ.

Desvendando Quadrinhos é o primeiro livro e apresenta o universo das histórias em quadrinhos e dá um panorama geral de conceito e estrutura.

Desenhando Quadrinhos apresenta de forma aprofundada e detalhada tudo o que se deve levar em consideração na criação de uma HQ. Ele também sugere alguns exercícios para treinar cada aspecto apresentado.

Reiventando Quadrinhos dá um panorama de mercado e das experimentações de quadrinhos em outras mídias. É uma boa leitura, mas como se trata da internet, que se encontra em constante mudanças, talvez se torne um pouco ultrapassado com o passar do tempo.



  • Will Eisner





Os livros do Will Eisner, assim como os do McCloud buscam analisar os quadrinhos de forma concreta tanto em conceito quanto em estrutura.

Quadrinhos e Arte Sequencial dá uma bela introdução ao universo dos quadrinhos, com conceitos importantíssimos que vão servir de base para uma pesquisa mais aprofundada.

Narrativas Gráficas parte do princípio de que o mais importante num quadrinho é sua narrativa, mais que um bom argumento e uma boa arte, porque sem uma boa narrativa, um quadrinho pode ir ladeira a baixo.



  • Sonia Bibe Luyten e Paulo Ramos





Se você busca autores nacionais, sugiro esses dois livros que também li pro meu TCC. Cada um tem uma abordagem diferente, mas que acho super importante.

Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses, de Sonia Luyten faz uma pesquisa e uma análise bem completa sobre a importância do mangá tanto culturalmente quanto economicamente no japão, e o que eles significaram para a cultura ocidental nos ultimos anos.

A leitura dos quadrinhos, de Paulo Ramos faz uma aproximação dos quadrinhos com a educação e analisa a importância do estudo dos mesmos em escolas, principalmente por ser uma linguagem tão complexa estruturalmente, mas de leitura fácil e descontraída.


E aí, qual outros livros vocês adicionariam a esta lista?! =)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário