quarta-feira, 23 de março de 2016

Como estudar aquarela sem sair de casa



Muita gente me pergunta, então decidi fazer um post pra ajudar as pessoas que querem estudar aquarela sem sair de casa. Devo dizer que aquarela não é uma técnica simples, e muitas vezes você demora pra se dar conta de como fazer alguma técnica, mesmo assistindo outra pessoa fazer. Digo isso por conta própria pois boa parte dos meus estudos eu faço por conta, e foi só nos ultimos meses que decidi investir em cursos presenciais de aquarela, pois senti que precisava de mais bagagem. Como sei que nem todo mundo tem acesso a este cursos, seja pela distância, seja pelo valor (sim, esses cursos são meio caros mesmo) acho que esse post deve ser útil.

Ah! E se você está se perguntando se esse post é só pra aquarela, na verdade os passos a seguir podem ser aplicados em qualquer tipo de aprendizado que esteja buscando, ok?

Então vamos lá!

1. Procure por tutoriais online

Pode parecer meio óbvio, mas a internet tem muuuuuuito material legal e melhor: gratuito! A maneira mais simples é pesquisar o que você quer no Google e no Youtube, porque eles tem ótimos mecanismos de pesquisa. E se você fica chateado porque a maioria dos tutoriais são em inglês, a boa notícia é que vários artistas brasileiros estão dedicando seu tempo em montar tutoriais e compartilhar seus conhecimentos. Confesso que ainda somos uma comunidade tímida, mas estamos crescendo.

A parte chata de procurar por tutoriais aparentemente "aleatórios" é que fica faltando um direcionamento e é fácil cair na frustração de não conseguir avançar nas técnicas, e eu recomendo este método pra quem realmente não pode pagar por aulas ou pra quem quer complementar seus estudos em casa.

Dica: Conheça o blog da Ju Rabelo que dá dica ótimas de aquarela, o canal do Crás Editora que é super completo e tem todo tipo de informação sobre desenho e pintura no geral, e aqui no meu blog mesmo tem um índice com todos os Tutoriais que já fiz.

2. Acompanhe seus artistas preferidos nas redes sociais

Essa é uma boa forma de estar sempre por dentro do que está sendo produzido e ainda por cima trocar ideia com seus artistas preferidos. Nem todos tem tempo ou se dispõem a responder seus seguidores, mas não custa tentar, não é mesmo? Um bom feedback ou uma palavra de incentivo fazem toda a diferença e nos colocam pra frente. É por causa disso que mesmo vivendo essa vida louca cheia de projetos sempre tiro um tempo pra responder os comentários nas minhas redes.

Dica:  Confira também o post Artistas Inspiradores no Youtube para conhecer os artistas que me inspiram.

3. Faça cursos ou aulas particulares online

Vai chegar em determinado momento que você realmente vai sentir a necessidade de ter uma aula com alguém que entende do assunto, pra tirar suas dúvidas e apontar algum caminho. Nesse caso, fique de olho pois alguns artistas tem blog, onde compartilham passo-a-passos e outras curiosidades sobre o processo de produção, e até mesmo acabam oferecendo cursos mais acessíveis.

Dica: A Sabrina Eras, que é super reconhecida pelo seu trabalho em aquarela lançou recentemente um curso online, então fica a dica pra quem é de longe. A Oficina Online de Ilustração, da Amanda Mol, que pelo que entendi, é um curso mais amplo sobre criatividade. 

Se você se pergunta se euzinha aqui ofereço esse tipo de curso ou aula, a resposta é: SIM!! Visite o menu Cursos pra tirar suas dúvidas.


4. Compre video-aulas

A grana não está dando pra um curso modular, mas sobrou uns trocados pra investir em alguma coisa, o que fazer? Bom, existem alguns tutoriais ou video-aulas que você pode comprar pela internet e receber o link para o download do material. O Gumroad é um site que vende vídeo-tutorial por preços (teoricamente) acessíveis. Digo teoricamente pois tem material por 5 ou 10 dólares, que é barato se a gente não faz a conversão pro podre do real. A parte chata é que é um site gringo e a maioria do material é em inglês.

Dica: O artista americano James Gurney tem uma video-aula chamada "Watercolor in the Wild" onde mostra o processo de suas pinturas além de dar dicas valiosas. Esse eu comprei por 15 dólares e vale MUITO a pena!!

Segue abaixo o trailer do Watercolor in the Wild (e depois pega pra assistir outros vídeos do canal, porque tem muita coisa interessante).



5. Pratique um pouco todos os dias

É como sempre digo, não existe segredo pra ser um bom artista. É preciso praticar, praticar, praticar! Sem isso, é impossível progredir. Se me perguntam em quanto tempo ficarão realmente bons, eu digo: não tem como saber! Algumas pessoas aprendem mais rápido que outras, e cada um tem seu próprio tempo, o que torna difícil estimar. Sei que esse passo pode parecer impossível de cumprir, já que a maioria das pessoas tem vidas tão corridas e não sobra tempo pra mais nada. Estou falando de uma hora, meia hora, 15 minutinhos, todos os dias, pegue pra praticar um pouquinho. Quando ver, no final de um mês estará melhor que no começo, e no final de um ano, a diferença será bem nítida.

Se eu fosse indicar um livro seria...

"Oficina de Aquarela: o passo a passo até o sucesso" da editora AC (comprei na A Casa do Artista) é um livro ótimo e super completo, desde introdução a aquarela, materiais, estudos e passo-a-passo de ilustrações. É ótimo como complemento, pois acho difícil aprender aquarela do zero apenas através de livros. Um vídeo é capaz de mostrar detalhes que se perdem em imagens estáticas, entendem?


A minha dica final é: estude inglês.

Estou deixando esta dica à parte porque ela não influencia diretamente nos seus estudos em casa, mas pode ter certeza de que irá abrir seus horizontes e irá te trazer mais possibilidades. Não estou tentando ser arrongante porque sei que nem todos tiveram acesso ao inglês na escola, e essa também não é uma questão de consumo, pois também acredito que devemos incentivar a produção de conteúdo nacional. Acho que é uma questão de ser realista e investir em si mesmo, porque muito do que aprendi na internet foi porque eu sabia inglês, e sem isso, eu poderia estar pastando até agora. Como artista, é meu dever me conectar com os artistas do mundo todo, e então poder trazer pra vocês um material produzido por mim e inteiramente em português. O que não podemos fazer é nos contentar com o que temos, mesmo que seja insuficiente; precisamos ir atrás de respostas, não importa onde estejam.

Dica: No site Duolingo você pode aprender inglês e outras línguas gratuitamente.

Bom, espero realmente que este post seja útil pra vocês e se tiverem outra sugestão de material, curso ou site que ajude nos estudos em casa, deixem nos comentários!!


.......


Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá :D (Primeira vez comentando, hehe)
    Post muito bacana e super útil o/
    Uns livros bem bacanas (olha o Jabá), embora antigos, são os da Editora Globo (Curso de Desenho e Pintura Globo - Aquarela I, II e III), bastante úteis :D
    Continue com o ótimo trabalho, Mary o/

    ResponderExcluir