terça-feira, 19 de abril de 2016

Guia do Ilustrador Freelancer



Oi pessoal, tudo bem? Tenho visto muitas matérias falando sobre a profissão de ilustrador, principalmente ajudando nas questões de direitos autorais e também como cobrar pela sua arte. Pensando nisso, decidi reunir todo o material que eu tenho sobre o assunto, mais alguns links externos pra ajudar você, que quer se profissionalizar e não sabe como, ou é iniciante e está tendo dificuldade.

Primeiramente, você conhece o Guia do Ilustrador? Eu recomendo baixar a apostila e dar uma lida, porque tem muita informação útil. Lembrando que é um guia, não um manual de regras. É sempre bom ter algo em que nos basear, mas não podemos também nos limitar a elas, cada ilustrador segue seu caminho, e aprende a partir de suas próprias experiências também.

Vamos começar pela questão que vocês mais me perguntam:


QUE CURSO FAZER PARA SE TORNAR ILUSTRADOR OU QUADRINISTA?

Minha resposta é sincera, e acredito que não haveria outra forma de responder, senão assim. Cada artista, cada ilustrador tem seu caminho, faz de um jeito, não existe fórmula. Minha dica: siga seus instintos e tire a bunda da cadeira, lute pelo que você quer, faça acontecer.





TURBINE SEU PORTFOLIO

Agora que você decidiu ser um ilustrador, está na hora de montar um portfolio profissionalLembre-se que o mais importante para um ilustrador é seu portfolio. É desta forma que seu futuro empregador ou cliente irá te conhecer e saber o que você faz. Se você ainda não tiver trabalhos profissionais, coloque os seus melhores trabalhos (da faculdade, ou inventados mesmo) e atualize com frequência. O ideal é ter um portfolio online (sugestão: Behance, Carbonmade) e um portfolio físico numa pasta bem organizada para levar às suas entrevistas.






MERCADO DE TRABALHO


Neste vídeo dou uma geral, falando sobre minha experiência na área e respondendo as perguntas de vocês sobre mercado de trabalho, estágio e trampo fixo. Como eu disse antes, não existe fórmula, mas é preciso começar em algum lugar, mesmo que esta não seja a melhor opção (ainda). Cada coisa tem seu tempo.





SER FREELA OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO

Se você se pergunta se ser freela é pra você, o ideal é pesar os pontos positivos e negativos pra saber se realmente é a melhor opção. Essa é escolha que funciona muito bem para uns (como pra mim) mas não para outros, então não tenha medo de assumir um lado, se ele é o melhor pra você.




E aproveitando que estamos falando sobre o assunto, aqui vão 5 dicas de ouro pra quem trabalha em casa! Isso com certeza vai te ajudar a se organizar e fazer seu trabalho render mais.




QUAL O VALOR DA SUA ARTE?


Esta é uma das perguntas mais importantes pra quem é autônomo e precisa fazer seus próprios orçamentos, lidar com clientes, saber quanto cobrar em cada situação. Esta é uma questão que se aprende na prática, e talvez demore um tempo pra conseguir fazer direito. Você vai errar algumas vezes pra nunca mais esquecer. Por mais que existam tabelas de valores (como esta aqui da Adegraf), elas servem para nos guiar em relação ao "valor de mercado" e não é regra. Os valores podem sempre variar. Outro post interessante sobre o assunto é esse do site Minas Nerds.






COMO SE FORMALIZAR COMO AUTÔNOMO?

Fiz um vídeo há um tempo atrás falando sobre o MEI (micro-empreendedor individual) que é uma categoria de empresa para "empresas individuais" ou atônomos numa área de atuação. Esta é uma ótima opção pois tem baixos impostos e permite emitir notas, que são exigidas de seus colaboradores em algumas empresas ou editoras. Saiba mais no vídeo:






DIREITOS AUTORAIS

Muitos chegam a mim preocupados em colocar seu trabalho na internet por medo de roubo ou plágio. Eu acho curioso pois há mais de 10 anos eu tenho colocado meus desenhos (e outros trabalhos) na internet sem me preocupar muito com isso. Quem se "expõe" na internet está sempre passível de roubo e plágio e é algo com a qual devemos estar preparados, e isso que é o mais importante. Infelizmente, esta é a nossa realidade. Existem leis que servem para nos proteger, é claro. Eu recomendo altamente a leitura do Pequeno guia de direitos autorais para artistas independentes, também postado no site Minas Nerds. Em breve falaremos mais sobre o assunto, ok?



CÓPIA x PLÁGIO

Eis um tema mais polêmico que mamilos. Antes do meu post sobre plágio, eu já havia feito um vídeo sobre cópia, que acho interessante deixar aqui. Talvez ele esclareça algumas questões. Os seres humanos aprendem através da mimese, então é normal que usemos a cópia como aprendizado. Mas é bom esclarecer aqui que existe uma diferença entre "se inspirar" na arte de outro artista, e copiá-lo na íntegra, sem creditá-lo, dando a entender que é um original seu. Não me incomodo quando algumas pessoas avisam que fizeram algum desenho baseado no meu, contanto que me creditem caso decidam divulgar em suas redes. Acho saudável, inclusive, mas são os detalhes que fazem toda a diferença. A Lidiane Dutra, a Ana Blue e a Juliana Rabelo também já falaram sobre o tema.





Bom, este é todo o material que consegui reunir ao longo dos anos, e eu sei que está longe de ser um manual definitivo sobre o assunto, afinal tenho apenas alguns anos de experiência, mas creio que mesmo isso pode ser útil pra alguém e, quem sabe, oferecer alguma luz.

Estou sempre a disposição para responder suas dúvidas, por isso fiquem a vontade para comentar, deixar feedback, e sugestões. ;D


.......


Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Mary, acho super importante divulgar esse guia em grupos de ilustração, as pessoas possuem muitas dúvidas e ter tudo concentrado num único post ajudaria bastante. E obrigada pela menção <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu!! estou divulgando nos grupos que conheço ^^

      Excluir
  2. Mary, andei na busca de conteúdos como esse em cada beco da internet também. É muuuuuito bom ver um bo material assim, reunido num post, menina. Vai ajudar muita gente em formação.
    Sucesso demais pra você, viu? <3

    ResponderExcluir
  3. Guia super completo *-* assistindo todos os vídeos já!

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que completíssimo esse post! Depois voltarei aqui pra olhar com mais calma cada vídeo, pois estou no celular.
    Acho que tem todas minhas dúvidas nele! obrigada! ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá! Muito obrigado pelos conteúdos! :D
    Eu gostaria de saber qual a atividade principal que tu botou.
    Li de alguma ilustradora que ela se encaixou como "cartazista".

    ResponderExcluir