segunda-feira, 11 de abril de 2016

Vamos falar sobre PLÁGIO


plágio 
substantivo masculino 
1. ato ou efeito de plagiar.
2. jur apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.

Hoje vou falar sobre um assunto sério. Eu acho que chegou o momento da gente falar sobre isso, porque é algo que todo artista, pelo menos alguma vez em sua carreira, irá passar por isso, infelizmente. E eu acho também que todo mundo aqui conhece alguém que já foi plageado. Ás vezes, é algo tão comum e singelo, que as pessoas fazem sem saber o que fazem, porque é fácil, porque "todo mundo faz".

Então ontem lancei este vídeo, que entre outras razões, senti que pudesse ajudar vocês.



Este vídeo gerou algumas discussões que achei muito pertinentes. A primeira é que entre as pessoas no geral não existe uma clareza sobre o que é plágio ou não. E existe também uma certa resistência em aceitar que determinada ação pode ser considerada plágio, acompanhada de desculpas como "mas é só pra usar de avatar". Eu não posso afirmar o que é ou não plágio com certeza absoluta, não sou advogada. O que podemos fazer é usar um pouco de bom senso, saber diferenciar uma inspiração de uma cópia deslavada. Mas se você desconfiar de plágio, o melhor é tentar resolver, mesmo que pra isso precise tirar essa dúvida com um profissional ou contratar um advogado.

Mas, afinal, o que nós podemos fazer quanto a isso? Quanto mais artistas falarem sobre isso, entenderem o que é, souberem como identificar e, principalmente, o que fazer quando isso acontece, mais perto estaremos de combater o plágio, ou pelo menos, diminuir as estatísticas.

Acredito que o primeiro passo seja conscientizar as pessoas. Foi por isso que, junto com outras artistas e ilustradoras, pensei em criar uma TAG em que cada artista conte um pouco sobre sua experiência com o plágio (seja através de post, vídeo, redes sociais, etc) usando a hashtag #plágionão. E com essa TAG também estamos preparando junto com especialistas alguns materiais que podem ajudá-los.

Não se esqueçam de deixar aqui nos comentários o link para a TAG ok? ;)


.......


Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tô gostando muito de ver esse movimento contra o plágio e cada vez mais gente correndo atrás dos seus direitos. E vai ter muito vídeo e post a respeito, se não gostou, pede impítima :~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah adorei o pede impítima xD
      isso aí!! \o/

      Excluir