segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Projeto Ilustra: Metas Artísticas 2016

Este post faz parte do Projeto Ilustra, idealizado pela Ana Blue, da qual estou participando. Todo mês tem um tema diferente a ser trabalhado e postado aqui. O tema desse mês é "Metas Artísticas" que foi sugerido por mim lá no grupo.

Sempre é bacana estabelecer metas a cada ano, e estas aqui são as que estou me baseando mais ou menos desde que o ano começou. Algumas estão em andamento e outras dependem também de fatores externos, mas espero que aconteçam! x)




1. APRENDER CALIGRAFIA

Eu sempre curti fazer lettering mas decidi aprender caligrafia mais a fundo, e acredito que esteS fundamentos vão me ajudar muito a fazer trabalhos melhores. Estou seguindo as dicas e tutoriais do blog Pieces Calligraphy e amando, apesar de achar super difícil hahaha! Quem sabe até o fim do ano eu consiga fazer uma caligrafia decente! (na ilustração deste post vocês podem ver minha tentativa de caligrafia...)


2. LANÇAR BLACK SILENCE

Depois que lancei o primeiro capítulo pra leitura online, realmente me animei a continuar a produção deste quadrinho, e espero conseguir terminar e lançar ainda este ano. Esta meta é muito importante pois vai ser meu primeiro quadrinho depois de muuuito tempo, porque depois do Vidas não produzi mais nada, sabe. Então fica aí registrado pra eu continuar focada nisso e quem sabe conseguir lançar a versão impressa também. *cruzando os dedos*


3. MONTAR UM ATELIER

Já faz um bom tempo que venho sentindo a necessidade de montar um atelier/estúdio pra mim, principalmente depois que comecei a cuidar da minha loja e meu material fica todo espalhado pelo quarto. Além disso, seria legal ter um lugar separado só pra trabalhar, e também dar as aulas, tudo num ambiente mais apropriado e criativo. O problema mesmo é que essa meta envolve também um investimento financeiro mais alto, e estou trabalhando bastante pra poder conseguir realizá-lo.


4. ESCREVER UM LIVRO

Quem faz quadrinhos sabe como é um negócio trabalhoso e por vezes até ingrato, pois o quadrinista fica meses ou anos desenhando uma história que vai ser lida em 20 minutos. Isso me faz pensar em dar um tempo e escrever um livro. Eu já escrevi incontáveis histórias e escrever é algo que eu gosto muito de fazer. Essa meta fica aqui pra quando eu terminar Black Silence ou quem sabe eu faça paralelamente mesmo. Minha ideia era voltar pro romance e drama, porque né? Nossa, como sinto falta disso... ficção científica quebrou com a minha cabeça hahaha.


5. FICAR RICAAA!!!

Ok, essa parte é meio que brincadeira. Mas estaria mentindo quem nunca quis ficar rico, principalmente fazendo o que gosta né?! Hahaha! Quem sabe um dia...


E aí, quais as metas artísticas de vocês para este ano?!

.........


Veja também o post das outras participantes do Projeto Ilustra:


.........

Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:



domingo, 28 de fevereiro de 2016

Parceria + Resenha da Loja Pai Bárbaro



Vim anunciar uma nova parceria e aproveito pra resenhar os produtinhos foooooofos que recebi da loja Pai Bárbaro: um pingente de Tardis e um pendrive de Darth Vader! Além disso, vocês ganham um cupom de 5% de desconto pra poder usar na loja em qualquer compra!

Cupom de desconto: MaryCagnin

Confiram a resenha x)


Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Eu só tenho a agradecer [ESPECIAL 20K + SORTEIO]



Pois é, alcançamos a marca de 20 mil inscritos no canal do Youtube! Há poucos meses atrás estávamos comemorando a marca de 10 mil... Realmente o canal tem crescido bem rápido e isso me deixa muito feliz! Quem diria que aqueles vídeos descompromissados que eu costumava postar dariam em alguma coisa... Mas é assim, tem coisas que começam pequeno e se tornam muito muito grandes. Eu só tenho a agradecer pelo apoio de vocês, pelas mensagens inspiradoras, por me acompanharem sempre e tornarem isso possível.

É sério, não me canso de dizer. Eu vim "do nada". Era apenas uma estudante nerd que gostava de desenhar e cujos professores mal sabiam meu nome. Eu nunca me destaquei de fato. Eu me lembro da professora de Artes me elogiando e mostrando meus desenhos pra classe. Eu me lembro de um poema que recitei na frente da classe inteira, numa época que estava passando por uma pequena depressão. Lembro de ter sentado na minha carteira depois e chorado um pouquinho (me senti dentro do filme 10 coisas que odeio em você, mas não - não era sobre meninos hahaha). Eu lembro até da última frase desse poema: "violetas na janela". Mas não lembro do resto e nem sei se ainda tenho esse poema guardado. A professora me elogiou pelo poema e isso ficou marcado em mim. São pequenas coisas.

Eu nunca fui exatamente brilhante, e não gostava de aparecer, de ser o centro das atenções. A verdade é que boa parte da minha adolescência eu passei me sentindo deslocada. Meus amigos e colegas de classe não tinham os mesmos gostos que eu, então eu nunca conversava sobre algumas coisas que eu gostava. Tudo começou a mudar mesmo quando entrei na faculdade, porque lá tive contato com pessoas que eram como eu, gostavam de desenhar e tinham gostos parecidos. Muita coisa mudou durante essa época, por dentro e por fora. Eu me sinto muito mais confiante hoje que em qualquer outro momento da minha vida. Hoje pessoas que eu não conheço me conhecem através do canal, algo com a qual até agora acho estranho de lidar - sim, a garotinha que ninguém sabia quem era ou qual o nome dela, ela ainda existe aqui em algum lugar.

Eu falei num dos meus últimos vídeos que me arrependo de pouquíssimas coisas da minha vida, porque simplesmente não sei viver se não for desse jeito: espontaneamente. Se eu não fizer arte, se eu não seguir meu coração, mesmo que ele me leve pra um resultado ruim, se não for assim então não vejo sentido em viver. Pode parecer estúpido dizer isso num mundo em que as pessoas precisam trabalhar pra sobreviver, onde muita gente não tem escolha, mas eu tive a sorte de conseguir trabalhar fazendo o que me faz feliz, mesmo que não todos os dias. Isso não quer dizer que esse é o único caminho, não! Mas é o meu caminho, aquele que encontrei aos tropeços, na tentativa e erro, como tudo que faço.


Regrets, I've had a few
But then again, too few to mention
I did what I had to do
And saw it through without exemption
I've planned each charted course
Each careful step along the byway
And more, much more than this
I did it my way

"My Way", Frank Sinatra


Eeee... pra comemorar essa ocasião em especial, gravei esse vídeo (que confesso, me deixou orgulhosa) com o speed painting de uma aquarela que será sorteada! Para saber como participar do sorteio vá até o fim desse post!




Materiais usados:

Lápis Cool-erase Prismacolor
Aquarela Koh-i-noor
Lápis aquarelável Cretacolor
Papel Montval
Pincel Cotman 111
Caneta Posca Branca





[REGRAS DO SORTEIO]

1. Preencha este formulário: http://goo.gl/forms/dTl5X2a8k6
2. Dê like no vídeo
3. Se inscreva no canal (se ainda não for inscrito)
4. Marque dois amigos no vídeo ou na postagem oficial do facebook

O sorteio será realizado no dia 03/03/2016 e o resultado será postado nas minhas redes sociais! Não se preocupe pois o ganhador será notificado por e-mail ;D


Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Artistas brasileiros inspiradores no Youtube

Pra quem ainda não viu o post Artistas inspiradores no Youtube, chegou a hora de falar sobre os artistas brasileiros! Confesso que não conheço muitos canais de artista nacionais, apesar de seguir um monte de artistas incríveis em outras redes sociais. O que é uma pena, pois sempre adoro conferir o processo criativo de outros artistas, conhecê-los melhor, saber o que pensam e como é sua rotina, seu espaço de trabalho, enfim. Fica aqui meu apelo pros artistas compartilharem mais de si mesmos!! xD

Bom, estes aqui são os que conheço e admiro:


  • Sapo Lendário

Conheci o trabalho dessa dupla pelo facebook, e nem lembro como. Quando vi, tinha caído na página deles e fiquei impressionada com sua arte, tão única, com temas fluindo pra fantasia e ficção científica. Além disso, eles lançaram recentemente o primeiro quadrinho deles, MONO, que eu apoiei no Catarse. Vem ver a mágica acontecendo:







  • 2 Minds Studio


Outro casal de talentosos! Eles são super ativos nas redes sociais e tem um grupo de desafios, e estão sempre interagindo, o que acho legal. Também curto assistir os speedpaintings pra tentar (quem sabe) aprender um pouquinho!! Hahaha





  • Juliana Rabelo

A Ju é a delicadeza em pessoa. Todos seus trabalhos tem essa leveza etérea que acalma a gente, é tipo um dom mesmo. Além de compartilhar com a gente seus lindos trabalhos em aquarela, ela tem um blog onde costuma postar dicas e tutoriais. Como não amar?





E aí, que outros canais de artista brasileiros vocês conhecem?

Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:



domingo, 21 de fevereiro de 2016

Workshop de Aquarela [20/02/2016]

É com muito prazer que venho falar sobre mais um Workshop de Aquarela para inciantes, dessa vez sobre o curso reformulado!

Eu mudei a proposta do curso, pra que focasse na prática das técnicas básicas de aquarela, avançando para as diversas possibilidades de aplicação das mesmas. Desta forma, o curso ficou mais dinâmico, com muita demonstração e treino em sala de aula, tudo com meu acompanhamento. Como as turmas são pequenas, consigo atender todo mundo com bastante atenção, ajudando-os em suas dificuldades. A cada workshop, um novo aprendizado, uma bagagem que carrego para os próximos, em busca de aperfeiçoar cada vez mais minhas aulas. Fiquei muito feliz e satisfeita com as mudanças, pois creio que elas foram positivas e efetivas. Espero que os alunos tenham sentido o mesmo :3

E aqui vão as fotos deste workshop:














Para saber mais sobre meus workshops, você pode acessar o menu Cursos.

Estou também com vários planos pra esse ano, incluindo aulas coletivas por Skype, para atender finalmente a galera que não é de São Paulo mas que quer aprender aquarela. A ideia é colocar essa ideia em prática o quanto antes, mas preciso testar se a plataforma do Skype é a melhor opção para esse tipo de aula. Mas né, como tudo nessa vida, a gente só vai descobrir tentando xD

Muitos, muitos outros planos nessa cabecinha, mas assim que ela estiverem mais concretas, irei mantendo vocês atualizados. ;)


Me acompanhe também:



quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Furiosa Speed Painting


Mais um desenho pra sessão "minas fodas" que tenho feito, mas dessa vez fiz a pintura usando lápis de cor aquarelável e gostei do resultado! =)



Confiram o resultado final:



Materiais usados:

Aquarela Koh-i-noor
Lápis de cor aquarelável da Cretacolor
Pincéis Cotman 111
Papel Montval
Caneta Posca branca


Vocês podem conferir esta e outras ilustrações originais e posters a venda na minha loja virtual.


Me acompanhe também:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dica: Livros de Design pra quem não é Designer




Depois de um tempo você percebe que os conceitos de design servem pra tudo na sua vida (de artista, desenhista, ilustrador, designer, estilista, produtor, enfim, tudo que tem a ver com o visual) simplesmente porque trata de coisinhas que podem parecer simples mas que fazem toda a diferença na forma como construímos (e entendemos) o mundo visual.





  • Design para quem não é designer, Robin Williams

Talvez este seja o livro mais importante porque explica de uma maneira simples as noções mais básicas do design, como gestalt, alinhamento, uso de tipografia, acabamento, etc. Depois de ler esse livro, meus trabalhos no geral ficaram mais organizados, bonitos e interessantes.


  • Edição & Design, Jan V. White

Este livro é pra quem curte diagramação, em especial de revistas. Ele explica os conceitos básicos de diagramação, começando pelo grid, e dando diversos exemplos de como você pode diagramar uma página. Vale muito a pena conferir. Eu usei esse livro pra diagramar todo meu TCC no Indesign.


  • Elementos do estilo tipográfico, Robert Bringhurst

Para quem gosta de tipografia, esse é o livro mais indicado. Eu mesma nunca li, mas no curso de Direção de Arte que eu fiz, falava-se bastante nele!


E aí, que outros livros vocês colocariam nesta lista?


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Artistas inspiradores no Youtube

Hoje eu decidi fazer um post reunindo alguns dos meus canais de artista preferidos do Youtube. Eles que me motivam todos os dias, quando estou em crise ou apenas quero assistir algo inspirador. Essa é basicamente a resposta pra aquela pergunta que vocês me fazem: o que você faz pra se inspirar?! Sem contar que esses artistas também me inspiram bastante na hora de gravar vídeos de arte pra vocês =)


  • Agnes Cecile


Essa mina é uma monstra. Quando me pergunto quem eu quero ser quando crescer, eu penso nela. Ela tem uma arte delicada, fluida, perfeita. Ela gosta de usar técnicas águadas, tanto aquarela quanto acrílica/guache e as cores e constrastes que ela usa são incríveis.






  • Lora Zombie


A Lora não só é uma artista incrível como faz vídeo mega inspiradores pro canal dela. Acho que é o jeito que ela contrói todo um universo de cores e elementos da cultura pop que torna os vídeos dela tão mágicos e legais de assistir. Dá vontade de levantar na hora e pintar! Ela é a prova de que um vídeo bem gravado e editado de forma interessente faz toda a diferença na hora de apresentar seu trabalho.






  • Kelogsloops


Esse cara não só faz artes digitais incríveis como faz aquarelas super inspiradoras. O que mais chama a atenção no seu trabalho são as cores e as luzes, sempre tão bem combinadas e impactantes. Acho que só dando uma olhada nos seus vídeos pra entender o que quero dizer! xD






  • Fran Meneses


A "Frannerd" tem um estilo super fofo e a parte mais legal dos seus vídeos é que ela compartilha com a gente sua rotina como ilustradora freelancer. Ela é uma chilena que está morando em Londres, e é legal essa visão de alguém que vem de fora, trabalhando com arte num país distante, sabe? Além disso, os vídeos dela são muito bem elaborados e interessantes de assistir. Sempre me faz pensar em como tornar meus vídeos mais interessantes também.






  • Tillith


Aquarelas lindas e mais dicas sobre materiais artísticos! Como não amar?






  • Laovaan


Cores maravilhosas e um vídeo que você chega no fim e não consegue acreditar no resultado!





No próximo post: Artistas Brasileiros no Youtube!

Pra não perder nenhuma postagem, basta assinar a Newsletter alí no menu da esquerda! ;D


Me acompanhe também:



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Video Tutorial: Como aplicar retículas usando Photoshop?

Pessoal, estou revivendo alguns vídeos do meu canal que já são mais antigos, mas quero aproveitá-los para fazer posts aqui no blog e criar uma página de tutoriais bem completinha e organizada.

Há um bom tempo atrás fiz uma postagem (no meu antigo blog) mostrando como aplicar retículas em uma página usando Photoshop e depois decidi criar um vídeo mostrando como faço isso, para esclarecer melhor os passos. Espero que vocês gostem do vídeo e que seja útil.



Eu costumo falar pouco de arte digital, mas se vocês quiserem ver mais material do tipo, deixem nos comentários e não esqueçam de fazer sugestões =)


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Workshop de Retrato [29/01/2016]



No final de Janeiro eu lancei um workshop totalmente novo, focado em desenho de retratos. Foi uma aposta que eu não sabia se daria certo pois também mudei a abordagem do curso, levando em consideração a minha experiência com os workshops de aquarela que vinha fazendo. E eu fiquei muito feliz por ter feito uma coisa diferente, porque esse curso foi extremamente positivo, não só pra mim, mas para os alunos, pois percebi que o que eu havia proposto tinha sido alcançado de forma mais efetiva. Isso me deixou super feliz e me fez repensar inclusive os workshops de aquarela. Foi então que reformei todos os meus cursos, e lancei o workshop de retrato em aquarela, que é basicamente um complemento aos outros dois. Saiba mais sobre os cursos aqui e abaixo segue a agenda para Fevereiro e Março:



Em breve também irei fazer um post comentando os meus novos estudos em aquarela, pois decidi me aprofundar mais e mais nessa técnica, pra poder trazer mais coisas novas pros cursos e pra vocês. 

Bom, fiquem com as fotos do workshop de retrato:









domingo, 7 de fevereiro de 2016

Dica: Livros para estudar Quadrinhos



Se você é aspirante de quadrinhos, quer começar a desenhar sua história, escrever um TCC ou texto acadêmico, ou apenas quer aprender mais sobre o gênero, não pode deixar de ler os livros abaixo, que considero leitura obrigatória.


  • Scott McCloud





Os livros do Scott McCloud são sempre referência no tema. Além de aspectos formais, ele aborda histórico, criação de personagem, criação de universos, entre outras coisas de extrema importância na criação de uma HQ.

Desvendando Quadrinhos é o primeiro livro e apresenta o universo das histórias em quadrinhos e dá um panorama geral de conceito e estrutura.

Desenhando Quadrinhos apresenta de forma aprofundada e detalhada tudo o que se deve levar em consideração na criação de uma HQ. Ele também sugere alguns exercícios para treinar cada aspecto apresentado.

Reiventando Quadrinhos dá um panorama de mercado e das experimentações de quadrinhos em outras mídias. É uma boa leitura, mas como se trata da internet, que se encontra em constante mudanças, talvez se torne um pouco ultrapassado com o passar do tempo.



  • Will Eisner





Os livros do Will Eisner, assim como os do McCloud buscam analisar os quadrinhos de forma concreta tanto em conceito quanto em estrutura.

Quadrinhos e Arte Sequencial dá uma bela introdução ao universo dos quadrinhos, com conceitos importantíssimos que vão servir de base para uma pesquisa mais aprofundada.

Narrativas Gráficas parte do princípio de que o mais importante num quadrinho é sua narrativa, mais que um bom argumento e uma boa arte, porque sem uma boa narrativa, um quadrinho pode ir ladeira a baixo.



  • Sonia Bibe Luyten e Paulo Ramos





Se você busca autores nacionais, sugiro esses dois livros que também li pro meu TCC. Cada um tem uma abordagem diferente, mas que acho super importante.

Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses, de Sonia Luyten faz uma pesquisa e uma análise bem completa sobre a importância do mangá tanto culturalmente quanto economicamente no japão, e o que eles significaram para a cultura ocidental nos ultimos anos.

A leitura dos quadrinhos, de Paulo Ramos faz uma aproximação dos quadrinhos com a educação e analisa a importância do estudo dos mesmos em escolas, principalmente por ser uma linguagem tão complexa estruturalmente, mas de leitura fácil e descontraída.


E aí, qual outros livros vocês adicionariam a esta lista?! =)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ser freela ou não ser, eis a questão!



Acho que todo mundo que começou a trabalhar ou já trabalha há algum tempo na área de criação, já se perguntou isso. Neste vídeo comento sobre alguns pontos a serem pensados na hora de tomar a decisão de ser freela! Hoje não vou falar muito porque esse vídeo tá bem explicativo! =)




Gostou? Não esquece de assinar o canal! É só clicar no botão vermelhinho ;)


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Venha ler o primeiro capítulo de Black Silence


Oi pessoal, tudo bem? Hoje passei aqui pra divulgar o primeiro capítulo de Black Silence, que disponibilizei pra leitura online finalmente! Este é o primeiro de três capítulos que completam a história.

Se você não conhece nada sobre essa nova HQ que estava trabalhando há um bom tempo, leia este post aqui. Resumindo: é a minha primeira história de ficação científica, então estou super ansiosa pra saber o que vocês acham dela! Espero conseguir terminar os próximos capítulos em breve pra trazer pra vocês. Decidi postar agora justamente pra ver se me dá um gás pra terminar, porque dei uma bela desanimada e estou há alguns meses sem produzir. Vamos torcer!

No futuro a Terra está com os dias contados. Uma equipe de astronautas é convocada para fazer reconhecimento de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos. Mas eles vão sobreviver a esta viagem aos confins do universo?

Você pode ler esse capítulo aqui:
 

Espero que vocês gostem e não se esqueçam de comentar! x)



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Como digitalizar seus desenhos?

Nossa, andei tão longe do blog em dezembro que acabei esquecendo de fazer alguns posts com os vídeos que postei do Youtube. Como a ideia é que o blog seja super completo, tipo o portal onde "tudo sobre mim se encontra" a minha ideia é trazer pro blog todo o conteúdo que já produzi, principalmente tutoriais (já viram que o blog agora tem sessão de tutoriais e outras coisinhas?). Bom, está tudo ainda se ajeitando, mas toda sugestão é bem vinda, ok?

Uma pergunta que muita gente fazia era como digitalizar ou escanear seus desenhos, porque convenhamos, é muito difícil obter um resultado legal com a aquarela, e nunca parece que fica igual o original, né? Mas com as dicas do vídeo abaixo, para digitalizar e fazer ajustes no Photoshop, tenho certeza de que vocês obterão resultados cada vez melhores.




Segue o desenho digitalizado e com os ajustes que foram mostrados no vídeo:

Pra quem não sabe, esta é a Rey do novo StarWars x)
Se você curtiu o desenho, pode adquirir um poster dele aqui.

Espero que tenham gostado do tutorial e que tenha sido útil! Não esqueçam de comentar =)