quinta-feira, 22 de junho de 2017

Curso de Quadrinhos no Sesc Campinas [fotos]



Como alguns de vocês já devem saber, eu ministrei um curso no Sesc Campinas durante Maio e Junho, intitulado "Do papel ao digital: o computador como ferramenta do quadrinista" que tinha como foco o desenvolvimento de narrativas de histórias em quadrinhos, e o uso do computador como ferramenta de edição e publicação. A ideia era que cada aluno passasse por todas as etapas do processo de criação, incluindo digitalização, tratamento de imagem,técnicas de finalização, até balonização e edição.


O curso foi dividido entre teoria e prática. No começo, vimos bastante teoria, pra que tivéssemos uma base com o qual trabalhar. Ao longo das aulas, cada aluno desenvolveu um projeto pessoal, sempre com meu acompanhamento, e foi muito legal ver como cada projeto se desenrolou, passou por várias fases até a sua versão final.


Alguns alunos preferiram fazer todo o processo à mão, direto no papel, e outros ficaram mais a vontade (ou decidiram se arriscar) no digital. A ideia é que o computador fosse uma ferramenta, e não uma limitação, afinal, cada artista tem seu jeito de trabalhar, e acho isso super importante de respeitar. Mostrei a todos algumas técnicas, dicas e possibilidades. Usamos o programa Krita, que é gratuito.


O mais legal de ver foi a diversidade. Desde alunos com bastante experiência de desenho e quadrinho, até aqueles que nunca sequer tinham feito boneco de palito. Cada um se virou da sua forma, afinal, se você tem uma boa ideia, isso que importa. Devo dizer que sempre voltava muito feliz pra casa ao lembrar do sorriso de um aluno quando ele se deu conta de que realmente poderia fazer aquilo. Percebi que para alguns, só faltava uma motivação, um pontapé inicial, de alguém que acreditasse nas suas ideias.


   


No ultimo dia, tivemos a apresentação dos trabalhos, onde cada um pôde explicar pra sala seu projeto e também apontar referências, inspirações e mostrar todas as etapas. É legal quando juntamos todo o material que produzimos, parece que tudo começa a fazer mais sentido. Acho que todos ficaram muito felizes e orgulhosos com o que foram capazes de produzir. E as apresentações renderam também discussões muito bacanas sobre processo criativo e responsabilidades do autor.








Durante esse curso, aprendi muita coisa. Foi minha primeira turma de um curso de quadrinhos! O primeiro curso em que eu falo sobre algo que venho estudando há muito, muito tempo mesmo, há mais tempo em que eu estudo aquarela, por exemplo. Eu não fazia ideia do quanto poderia ajudar essas pessoas a pensar sobre quadrinhos de outra forma, ou do quanto poderia abrir suas mentes. Foi uma experiência muito enriquecedora pra mim como artista e como educadora. Hoje, penso ainda mais seriamente em investir numa carreira acadêmica, fazer um mestrado, e continuar dando aulas, que é algo que eu amo fazer, que a cada curso tenho ainda mais certeza que nasci pra fazer.


Muito obrigada, alunos queridos, pela oportunidade, pela presença e dedicação 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário