sexta-feira, 16 de março de 2018

Guia Completo da Aquarela para Iniciantes



Há um tempo atrás eu fiz um post aqui no blog dando diversas dicas pra quem curte aquarela mas está perdido, ou então pra quem quer começar a aquarelar e não sabe por onde (você pode ler esse post aqui). Como eu produzi mais conteúdo daquela época pra cá, decidi atualizar esse post e deixá-lo ainda mais completo. Espero que essas dicas ajudem vocês desde a escolha do material até a aplicação da técnica. Aproveito pra dizer que além do conteúdo postado aqui, no meu canal eu costumo postar várias dicas e processos de pintura que podem ajudá-los, por isso não se esqueçam de se inscrever e me acompanhar!


[MATERIAIS]





Quando se trata de aquarela, é muito importante entender sobre os materiais, quais os tipos, composição, e diferenças entre as diversas marcas disponíveis no mercado. Saber qual material é mais indicado vai fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Muitos alunos iniciantes acabam se frustrando com o resultado das suas artes e muitas vezes isso se dá por conta do material. É bom saber o que esperar, pra não se frustrar tão facilmente, e também saber que material comprar pra conseguir avançar na sua técnica. Vale ressaltar que material artístico também é questão de gosto pessoal. Eu mesma já testei várias marcas e tenho meus preferidos, que podem variar de um artista a outro, principalmente por causa do resultado que proporciona.

  • Tinta: Qual marca comprar?

As tintas de aquarela podem ser consideradas escolares ou profissionais. As aquarelas profissionais ainda podem ter uma linha mais em conta, que é considerada estudante. A diferença é que as aquarelas escolares não são feitas com pigmento, mas sim com corante, por isso são bem mais baratas, mas não possuem um resultado tão satisfatório quanto às profissionais. Já as linhas estudante e profissional são feitas com pigmentos, o que lhe dá qualidade superior e possibilita alguns efeitos tão característicos dessa técnica. Se tiver dúvida sobre composição e características das tintas de aquarela, eu recomendo esse post da Kris Efe. E no vídeo abaixo, eu falo detalhadamente sobre tinta, marcas e faço uma demonstração com cada uma delas, pra vocês perceberem as diferenças.





Que tal uma colinha pra te ajudar?





  • Pincéis: Quais os mais indicados?

Eu costumo dizer que pincel não tem muito segredo. Eles podem ser divididos entre cerdas naturais e cerdas sintéticas. Os naturais são os queridinhos dos aquarelistas por serem mais macios e carregarem bastante água, mas os sintéticos, além de serem mais ecológicos, também são bem mais baratos e podem ser usados tranquilamente. Atente-se às séries pois cada marca tem séries especiais de pincéis para aquarela (algumas opções abaixo).




Aqui vão algumas dicas:

Cerdas Naturais: Pêlo de Marta, Marta Tropical, Kolinsky
Marcas: Tigre (séries 308 e 309), Condor (série 416), Raphael (série 8404), Winsor & Newton (série 7 ou 100)
Cerdas Sintéticas
Marcas: Cotman (série 111) ou Keramik (séries 311, 705, 110, 303, 220)



  • Papéis: Eles importam (e muito!)


Depois que eu descobri o papel 100% algodão, minha vida mudou. Você pode achar que estou falando besteira, e eu também achava que fosse, mas de verdade, acho que você só vai entender quando pintar em um. No geral, papéis pra aquarela podem ser de celulose ou de algodão, sendo que esse último é o mais indicado. Se eu fosse escolher um material pra investir, dentre todos que foram apresentados, eu diria: invista em PAPEL. Você pode ter uma tinta de qualidade mediana e alguns pincéis sintéticos baratinhos, e o resultado da sua arte vai ser muito diferente se você usar um papel bom. Acho que vocês vão poder ver com mais clareza no vídeo abaixo ;)




Agora, aquela colinha bacanuda:




  • Materiais Complementares

Pra aquarelar, separe também um ou dois potes com água limpa, godê (pode ser um pratinho), pano ou lenço de papel para limpeza.



[ONDE COMPRAR]



Aqui algumas opções de loja que tem tanto loja física quanto online e são confiáveis:

- A Casa do Artista (loja física em São Paulo)

- Papelaria Universitária  (loja física em São Paulo)

- Fruto de Arte (loja física em São Paulo)

- Koralle (loja física em Porto Alegre)

- O projetista (loja física em São Paulo)

- Grafitti Arts (loja física em Curitiba)




[TUTORIAIS]




  • Como usar Aquarela (Técnicas Básicas)
O vídeo de como usar aquarela foi um dos vídeos mais vistos no meu canal e tem até tradução pro inglês! Eu tentei explicar nesse vídeo as técnicas básicas pra quem quer começar a pintar, mas não sabe por onde começar.




  • Teoria das Cores
Saiba como misturar cores de forma simples e descomplicada.





  • Como pintar Galáxias





  • Outros tutoriais:




E depois de tudo isso, não tem desculpa pra não começar a aquarelar, né?!


Lembrando que também tenho Cursos de Aquarela disponíveis, inclusive Cursos Online (saiba mais aqui).
Se tiver interesse ou quiser saber mais, envie um e-mail para marycagninstore@gmail.com.


E agora conta aí como tem sido sua experiência com essa coisa linda que é aquarela 




Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Amiga Mariana, eu tinha feito uma ilustração quádrupla reunindo as capitais da Venezuela e das três Guianas (Guiana, Suriname e Guiana Francesa), minha amiga me sugeriu fazer uma reprodução em aquarela e minha outra amiga me sugeriu fazer uma reprodução em acrílica, qual das duas acha a melhor e por que motivo?

    Se você quiser, eu lhe mostro a imagem oficial e original para você conferir e analisar.

    Desde já, muito obrigado a você por toda a atenção e interesse e um abraço!

    Qualquer coisa, estou sempre na área!

    ResponderExcluir
  2. Excelente tutorial o seu: dá para ajudar muita gente e ainda serve de referência para quem admira e aprecia a arte da aquarela!

    ResponderExcluir
  3. Conhecendo seu blog agora, e adorando o conteúdo; aquarela é algo que me interesso bastante. Até estou iniciando um quadro sobre aquarela no meu blog também, porém com menos informações que seus posts topíssimos, porque ainda estou iniciando e aprendendo junto a meus leitores! Depois dê uma passadinha lá!

    Abraços!!

    https://umalbumpanoramico.blogspot.com/ - Álbum Panorâmico.

    ResponderExcluir